20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

2 0

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

13. Estádio Nacional de Pequim

Também conhecido como Ninho de Pássaro, este estádio fenomenal foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008. A ideia para esta estrutura surpreendente foi o resultado da cooperação de arquitetos e artistas chineses e internacionais.

Assim que o homem percebeu que precisava de um abrigo, a arquitetura começou a se desenvolver. Ao longo de um longo curso da história humana, a arte de construir evocou muitas estruturas grandiosas, belas e surpreendentes, monumentos para o casamento perfeito entre ciência e arte. Cada período histórico é marcado por uma ou mais realizações arquitetônicas mundialmente famosas, especiais por causa de sua escala, engenharia, materiais ou ornamentos. Se esses marcos arquitetônicos são dedicados a propósitos religiosos ou seculares, isso não afeta seu valor, enquanto eles são orgulhosos como epítomes do intelecto humano e do espírito..


A evolução da arquitetura foi incentivada pelo desenvolvimento científico da humanidade e felizmente aos novos materiais cada período foi mais elaborado, mais ousado e mais inovador que o anterior. Hoje, tudo parece possível na arquitetura, pois enormes pontes, edifícios de vidro e aço resistentes a terremotos e outras maravilhas da arquitetura contemporânea continuam crescendo em todo o mundo..

Nossa lista de 20 monumentos do mundo é montada na tentativa de aproximar você os traços históricos e modernos do que faz a famosa arquitetura.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

1. Torre Eiffel - Paris, França

Construída em 1889, a Torre Eiffel é uma das estruturas mais famosas do mundo. É nomeado após o engenheiro Gustave Eiffel e foi construído como o arco de entrada para a Exposição Mundial de 1889. A torre tem 324 metros de altura, aproximadamente como um edifício de 81 andares. Hoje, a torre atrai milhões de visitantes todos os anos.

1

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

2. O Burj al Arab - Dubai

Construído em uma ilha artificial a 280 metros da costa, o Burj al Arab em Dubai é um dos mais luxuosos e o quarto mais alto hotel do mundo. Tem 321 metros de altura e representa uma das maravilhas da engenharia contemporânea. O edifício é projetado por Tom Wright de arquitetos WKK e sua forma emula a forma da vela de um navio.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo


3. Parthenon - Atenas, Grécia

O templo mais famoso e melhor preservado da Grécia antiga teve muita influência na arquitetura, arte e estética do mundo ocidental. Foi construído no século 5 aC, dedicado à deusa Athena Parthenos, a padroeira de Atenas. Suas esculturas, ornamentos e frisos são hoje considerados os melhores exemplos da arte grega clássica. Seu arquiteto supervisor, Phidias, ainda é conhecido pelo nome de um dos melhores escultores e construtores dos tempos antigos..

4. Sagrada Familia - Barcelona, ​​Espanha
Uma das igrejas mais elaboradas da história, com uma construção que aproveitou ao máximo o século XX. Projetado por uma das maiores mentes da arquitetura moderna, Antonio Gaudi, a catedral representa a fantástica fusão de influências góticas e idéias art nouveau singulares. Sua construção começou em 1882, durando décadas até a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, quando parou. Retomando o edifício na década de 1950, o processo ainda não acabou. Embora a igreja tenha sido consagrada em 2010, a conclusão final está prevista para 2026, o ano dos 100 anos de aniversário da morte de Gaudi. Embora inacabado, este edifício é enorme e de tirar o fôlego com miríades de ornamentos adornando seus elementos construtivos, tornando-se um dos símbolos mais reconhecidos da cidade.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

5. Angkor Wat - Camboja

A princípio hindu, depois budista, Angkor Wat era o templo mais misterioso e o maior complexo religioso do mundo. Foi construído no século XII pelo rei Khmer Suryavarman, destinado a ser o templo do estado e, em seguida, seu mausoléu. Depois que as tradições hinduístas foram abandonadas, Angkor Wat foi dedicado à divindade budista Vishnu. O complexo é o símbolo do Camboja e encontrou seu lugar na bandeira nacional do Camboja. Vasto e impressionante, este brilhante exemplo da arquitetura Khmer é cativante em sua beleza e forte em sua estrutura tradicional.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

6. Basílica de São Pedro - Vaticano, Roma, Itália

Provavelmente a igreja católica mais famosa do mundo, a obra de São Pedro em Roma foi projetada por Donato Bramante, Michelangelo, Carlo Maderno e Gianlorenzo Bernini, respectivamente, com pequenos acréscimos de outros proeminentes arquitetos. É uma basílica elaborada e o edifício mais reverenciado da arquitetura renascentista.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

7. Ópera de Sydney

Uma das mais famosas casas de ópera do mundo, devido à sua construção. Foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, que foi celebrado pelo design moderno inovador. A Sydney Opera House foi inaugurada em 1973, encenando grandes produções teatrais.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

8. Coliseu

Este antigo anfiteatro romano é considerado uma das maiores conquistas da arquitetura romana. Foi construído em 70-80 dC, e é um dos primeiros edifícios da história onde o concreto foi usado para construção.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

9. Tower Bridge em Londres

O símbolo de Londres e uma pérola da arquitetura do século XIX, a Tower Bridge foi construída como uma combinação de ponte basculante e ponte suspensa em 1886 - 1894.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

10. Hagia Sophia Istambul

Uma igreja monumental, então mesquita e hoje um museu. É um testemunho singular da grandeza e do gênio da arquitetura bizantina. Foi construído no século 6 dC, durante o reinado do imperador Justiniano.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

11. Kremlin

O Kremlin de Moscou é um grande complexo fortificado situado no seio de Moscou. Foi construído no século XV e a fortaleza se estende por quase 28 hectares de terra, com suas impressionantes paredes vermelhas, torres e prédios. É a sede do governo russo.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

12. Empire State Building

Raramente uma pessoa viaja para Nova York sem planejar visitar o Empire State Building. É o símbolo da cidade e do arranha-céu pioneiro, com seus 103 andares. Esta estrutura de 381 metros de altura foi projetada por William F. Lamb e concluída em 1931, tornando-se um dos primeiros criadores de skyline da Big Apple..

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

14. Petronas Towers Kuala Lumpur

Essas torres gêmeas foram os edifícios mais altos do mundo no período de 1998 a 2004, e ainda são os edifícios gêmeos mais altos do mundo. Seu design complexo e supermoderno iniciou a construção da pós-moderna Kuala Lumpur.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

15. Torre Inclinada de Pisa

O campanário da catedral de Pisa, a Toscana é mundialmente famosa por sua posição de inclinação. Começou no dia 12, a torre foi concluída na segunda metade do século 14, e é o edifício icónico do estilo românico italiano tardio.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

16. Taj Mahal

O imperador mogol Shah Jahan construiu o mais fantástico e mais belo monumento para amar, para sua falecida esposa Mumtaz Mahal. Todo o edifício é coberto de mármore branco, representando arquitetonicamente a visão ideal do céu. Construído no século XVII, está localizado em Agra, na região indiana de Uttar Pradesh.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

17. Museu Guggenheim de Bilbao

Não havia melhor escolha para o arquiteto de museus de arte contemporânea, mas o designer do Museu Guggenheim de Bilbao - o incrível Frank Gehry. O edifício é a criação fantástica, coberta de folhas brilhantes de metal, transferindo o visitante para outra dimensão. O museu foi inaugurado em 1997.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

18. Edifício Flatiron

Uma solução triangular inovadora da arquitetura moderna inicial. O edifício Flatiron foi projetado por Daniel Burnham e concluído em 1902. Este marco de Nova York foi o edifício mais alto do mundo no momento em que foi concluído.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

19. Villa Savoye

Uma das mais renomadas vilas modernistas, construída pelo pioneiro da arquitetura moderna Le Corbusier em Poissy, perto de Paris. A villa foi construída após os emblemáticos “Five Points” em que o famoso arquiteto se baseou, enquanto evocava o estilo moderno.

20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

20. Kauffman Residence ou Fallingwater

Um dos edifícios mais admirados projetado por Frank Lloyd Wright, construído em 1935 perto de Pittsburgh, Pensilvânia. A casa moderna está situada acima de uma cascata natural, fundindo o artificial e o natural em perfeita harmonia. A Fallingwater foi proclamada "o melhor trabalho de todos os tempos da arquitetura americana" pelo Instituto Americano de Arquitetos em 1991.
20 exemplos de arquitetura famosa do mundo

 

1

Leave a Reply

93 − 86 =