4 º mês gravidez dieta – quais alimentos para comer e evitar?

2 0

Depois de feito com o primeiro trimestre agora é hora de entrar no segundo trimestre da gravidez. Os sintomas de náusea, dor de cabeça, vômito tendem a desaparecer agora. Portanto, você tende a se sentir mais enérgico e ativo. Durante este tempo, é essencial cuidar da sua dieta.

4ª month pregnancy diet

O que comer?

Lacticínios:

O cálcio é um nutriente essencial para o bom crescimento e desenvolvimento do bebê. O leite é um dos nutrientes que fornece o máximo de cálcio. Você deve incorporar uma boa quantidade de produtos lácteos em uma base regular. Alimentos como leite, requeijão, queijo cottage baixo teor de gordura são bons suplementos de cálcio. Você deve verificar a quantidade de gordura antes de consumi-los.

Carnes:

O consumo de carne só é possível na ausência de náuseas. Inclua a carne na dieta diária no 4º mês de gestação após a sua eliminação. É muito importante consumir carne muito bem cozida em condições higiénicas. Carnes que são mal cozidas podem transportar várias bactérias às vezes. O nutriente mais importante fornecido pela carne é o ferro. A ingestão de ferro é muito benéfica para o crescimento do bebê.

Fibra:

É muito importante adicionar uma quantidade ideal de fibra na sua dieta diária. Alimentos como grãos integrais, pão de trigo e aveia contêm boa quantidade de fibra. Você pode incluir fibras em sua dieta durante o 4º mês de gravidez, é muito vantajoso. Recomenda-se ter um dia de fibra de pelo menos 25 gramas. Ajuda na redução da constipação e também reduz a pressão arterial.

Ver mais: Dieta durante o 5º mês de gravidez

Frutas:

1

Eles são todos ricos em vitaminas e minerais importantes. Há casos de acidez ou azia durante este mês. Por isso, é mais aconselhável consumir frutas frescas de todos os tipos. Frutas como melão, morangos, damascos, uvas etc fornecem o bebê com vitaminas e minerais ideais. Isso ajuda a manter seu bebê saudável. Frutas também induzem o desenvolvimento de seu bebê.

Alimentos ricos em ferro:

O ferro facilita o crescimento do feto e este mês exige maior quantidade desse nutriente. O ferro também ajuda na produção de sangue em seu corpo. É muito importante que o seu organismo produza 3 a 6 litros de sangue extra durante a gravidez. Assim, consomem carne, vegetais de folhas verdes, grãos inteiros em grande número para facilitar a produção de sangue.

Ácidos graxos:

Juntamente com os itens alimentares acima mencionados, você também deve ter itens alimentares com ácidos graxos como azeite, nozes e peixe fresco. Este é um dos mais importantes alimentos de 4 meses de gravidez, que é altamente importante para reduzir os riscos de gravidez. Riscos relacionados ao trabalho de parto prematuro, baixo peso durante o parto são reduzidos devido à ingestão desses ácidos. Os riscos associados a qualquer tipo de atraso cognitivo e mental também são reduzidos.

Proteína:

Obtemos aminoácidos da proteína e este é o principal constituinte no desenvolvimento das células do corpo. A quantidade ideal de alimentos contendo proteínas como frango, feijão e ovos deve ser consumida regularmente. Isso irá garantir um suplemento ideal de aminoácidos ao seu corpo. Assim, incluem proteínas na sua dieta regular.

Grãos Integrais:

Grãos integrais são responsáveis ​​por fornecer energia ao corpo. Você também obtém fibras, vitaminas do complexo B e ferro de grãos integrais. Inclua na dieta do 4º mês de gravidez alimentos para o seu bem estar. Eles são fontes reais de energia para o seu bebê e também ajudam na construção da placenta. Você deve tentar ter grãos integrais de pelo menos 48 gramas por dia.

Legumes:

O consumo de vegetais durante a gravidez leva a vários benefícios a longo prazo. Deve ser incluído no 4º mês da dieta da gravidez devido aos seus benefícios para a saúde. Também ajuda a reduzir os riscos associados a complicações de saúde ou a qualquer tipo de doença. Legumes como cenoura, abóbora, espinafre, brócolis, nabo etc são ótimos para o período de gravidez.

Ver mais: 3 meses de gravidez comida

Feijões e Lentilhas:

Feijões e lentilhas são bem conhecidos pelo seu valor nutricional. Eles contêm ácido fólico, ferro, proteína e fibra em grande número. Ajuda na prevenção de defeitos congênitos. Um problema comum durante a gravidez é a constipação e isso pode ser combatido por lentilhas, pois elas têm fibras. Também reduz a dor e o estresse da enxaqueca durante o período da gravidez.

O que não comer?

Queijo macio:

Um dos alimentos mais importantes que devem ser evitados na gravidez é o queijo de pasta mole. Como são feitos de leite não pasteurizado, podem conter bactérias. Como eles têm baixo teor de água, há menos chances de qualquer doença causada por microorganismos. Você pode ter alimentos que contenham queijo duro.

Junk Food / Street Food:

Ter junk food ou comida de rua é um dos nossos maus hábitos e, enquanto a gravidez é o pior. O fator de higiene é baixo e contém excesso de gordura. Controlar o seu peso durante a gravidez e pós-gravidez é muito importante. Consumo de comida de rua também pode induzir intoxicação alimentar e também outras doenças.

Peixe do mar:

Você deve evitar consumir peixe do mar durante este período, pois contém metil mercúrio. Este é um composto que muitas vezes causa retardo mental. Assim, peixes do mar devem ser evitados para evitar qualquer tipo de risco relacionado ao nascimento. Peixes como o atum branco devem ser completamente evitados, pois possuem alto nível de mercúrio.

Cafeína:

Isso muitas vezes atravessa a placenta e tem efeitos adversos sobre a freqüência cardíaca do bebê. É altamente prejudicial para a saúde quando você tem mais de 200 mg de cafeína em um dia. Embora a quantidade moderada de cafeína não afete a sua saúde, mas o consumo prolongado em grande número é prejudicial.

Álcool:

O álcool afeta seu bebê muito mais do que para você. O consumo de álcool dá origem a distúrbios como o espectro alcoólico fetal. Pode causar vários defeitos congênitos e, portanto, deve ser evitado a todo custo. O álcool entra no sangue do seu bebê e, portanto, causa efeitos adversos no seu filho.

Ver mais: Dieta durante o primeiro mês de gravidez

Portanto, é muito importante cuidar de si e do seu bebê em toda a extensão da gravidez, e 4º mês não é exceção. É aconselhável seguir as orientações da dieta para uma criança saudável. É muito essencial consumir a quantidade certa de alimentos para garantir uma entrega saudável.

1

Leave a Reply

− 2 = 3