7 elementos da arte

2 0

7 elementos da arte

Elementos de arte são os principais traços de uma obra de arte, visualmente detectáveis ​​e identificáveis ​​separadamente. Existem seis elementos básicos da arte visual, que quando justapostos de uma maneira particular criam uma obra de arte. Eles são linha, forma, cor, forma de valor e textura. O espaço pode ser adicionado como um dos elementos artísticos também. A chave para entender os princípios da arte e da análise de arte é aprender sobre esses elementos. Nem todos eles precisam fazer parte de cada pintura, às vezes a ausência deliberada de alguns deles é uma característica distinta de um estilo de arte. No entanto, uma regra vai para todos eles - aprender a pintar é necessário, além e apesar do talento natural, o conhecimento é o trampolim elementar para a realização artística.


Linha

7 elementos da arte
Linha é o meio expressivo visual mais simples. Ele conecta uma certa distância entre dois pontos e pode ser reto, curvo, angular ou livre. Largura, direção e comprimento da linha geralmente definem o traço de um artista individual. É o elemento crucial no design e o componente necessário de marcas e sinais. A linha grossa ou fina ajuda a formar formas e formas, cria um desenho e, consequentemente, é o componente mais básico de estilos artísticos figurativos e abstratos. Algumas das técnicas, como a gravura, são baseadas na linha, e alguns dos tipos de desenho são definidos apenas por linhas simples, como o croquis.

7 elementos da arte

Veja o simplificado desenho de Jean Dubuffet. Ele lembra uma peça infantil, concluída rapidamente com o uso de linhas limpas. O desenho de um cachorro de David Hockney pertence a um estilo diferente, mas é simplesmente executado com a linha como item pictórico essencial.

Forma

Forma refere-se à área definida por arestas - linhas, que é bidimensional. É frequentemente relacionado a figuras geométricas simples, como triângulo, quadrado, retângulo, círculo ou vários polígonos. Ao mesmo tempo, ele pode imitar qualquer um dos contornos encontrados na natureza, retratando silhuetas de diferentes animais, objetos, pessoas ou plantas. A forma não pode existir sem outros elementos básicos da arte. Eles também estão encarregados de criar o assunto, seja ele figurativo ou arte abstrata.

7 elementos da arte

1

Veja como a geometria básica é usada como tal nas pinturas De Stijl de Piet Mondrian. Por outro lado, o cubismo de Georges Braque se apóia nessas formas geométricas, mas as usa como base para construir objetos reconhecíveis..

7 elementos da arte

Cor

Sem cor, não haveria arte. A cor define a atmosfera em uma pintura, descreve melhor as emoções, enquanto estilos como o impressionismo são baseados quase exclusivamente na cor. Observe as nuances de luz da peça de Monet e as cores vibrantes da paisagem de Van Gogh.

7 elementos da arte

A cor é a conseqüência direta do reflexo da luz e um dos elementos mais importantes da arte. Tons de cor vêm em uma escala, mas existem três cores básicas - azul, vermelho e amarelo. Quando misturadas, essas três cores produzem todas as outras nuances do espectro. A primeira característica da cor é, portanto, nuance ou matiz, definindo a cor, em termos que definimos como vermelho, verde, amarelo, laranja e assim por diante. Intensidade é a próxima característica deste elemento pictórico, descrevendo a clareza da tonalidade, no intervalo de brilhante, profundo e vívido a sombrio ou pastel. Intensidade geralmente se refere à saturação ou sua pureza. O valor é a terceira característica da cor, definindo sua luminosidade ou escuridão. Cada matiz vem em um intervalo de tons, tingido de branco para ficar mais claro ou sombreado com preto para ficar mais escuro.

Valor

O valor é o elemento da arte responsável pela impressão dramática e emocional de uma obra de arte, mesmo ao lado da cor. Refere-se à leveza e escuridão de uma peça, independentemente de sua tonalidade. Às vezes chamado de “tom”, o valor pode ser obtido adicionando cinza à base - cor pura. Está irreversivelmente ligado à luz, assim como a cor, mas seu objetivo é representar uma ilusão de luz. Portanto, as superfícies em uma pintura devem ser renderizadas em valores diferentes, mesmo se o assunto tiver a mesma nuance. O sombreamento e o tingimento permitem as transições ilimitadas na renderização da superfície e, quando executados habilmente, evocam a aparência natural das coisas. Se você observar a obra-prima da Vermeer, "Mulher com equilíbrio", verá como a pele e a aparência dela parecem mais claras ou mais escuras, dependendo da maneira como o raio de luz incide sobre elas. A paisagem de Corot retrata um cenário verde, mas como a luz cai sob vários ângulos na floresta, a grama e as folhas parecem mais escuras ou mais claras.

7 elementos da arte

Formato

Forma está se referindo à figura tridimensional representada em uma pintura. É definido pela ilusão do volume alcançado pelo uso de sombras e perspectiva. A forma como tal deve ter largura, altura e profundidade, e como na pintura é apenas uma ilusão de ótica, na escultura é o constituinte mais importante. Formas, assim como as formas, derivam da geometria e podem ser cones, cubos, bolas e similares, ou do mundo natural. As formas orgânicas definem todas as figuras encontradas na natureza, de pessoas, animais e plantas, a outros objetos naturais e irregulares inorgânicos..

7 elementos da arte

Veja como em seu trabalho inicial "Basket of Fruit" Caravaggio usa alguns dos elementos básicos da arte para criar a ilusão da forma tridimensional. Art Déco era um estilo moderno e decorativo amplamente baseado na geometria, mas a representação da forma tinha uma característica tridimensional distinta, como visto na obra de Tamara de Lempicka..

7 elementos da arte

Textura

Textura descreve a qualidade tátil da área pintada ou a ilusão dessa qualidade. Portanto, pode ser tangível ou pintado - simulado, emulando o que uma textura real de um tecido, pedra, madeira, pele pode parecer. Nas artes clássicas, a textura simulada foi usada para representar tecidos, objetos e porcelana bronzeada, mas à medida que a modernidade avançava e novas técnicas surgiam, a textura tátil real tornou-se cada vez mais comum. A textura fornece riqueza, característica natural da obra de arte, e sua ausência também pode ser uma declaração deliberada. É conseguido através da combinação de outros elementos básicos da arte.

7 elementos da arte

A textura nas obras de Van Gogh é tão importante quanto a sua cor. O forte e pesado impasto de Karel Appel enfatiza a expressividade e a emoção de suas pinturas abstratas.

7 elementos da arte

Espaço

O espaço é a área que cerca ou preenche a obra de arte e o tema pintado. A arte clássica há muito se dedica a criar uma ilusão de espaço, enquanto a arte moderna conseguiu negá-la de muitas maneiras. A modernidade trouxe a ideia de um espaço positivo e negativo. Espaço positivo é o espaço ocupado pelo sujeito, enquanto o espaço negativo o rodeia.

7 elementos da arte

No Renascimento, a perspectiva era a ferramenta chave para alcançar a ilusão de profundidade e espaço. Observe como Raffaello constrói seu interior com projetos arquitetônicos junto com o piso quadrado, seguindo as regras de perspectiva equilibradas. A obra-prima de Manet, "A Bar at Folies-Bergere", é uma peça impressionista moderna, que cria espaço através de uma reflexão espelhada, em planos justapostos e não em perspectiva acadêmica.

7 elementos da arte

1

Leave a Reply

+ 18 = 20